GRUPO OLHOS DE LATA – ABERTURA DE EXPOSIÇÃO 17 AGOSTO

No dia 17 de agosto acontece a abertura da Exposição GRUPO OLHOS DE LATA juntamente com o lançamento do Catálogo do projeto. Esta exposição e ol catálogo, trazem um levantamento da produção realizada pelo Grupo Olhos de Lata ao longo de dois intensos anos e apresenta também as imagens produzidas pelos alunos durante as oficinas ministradas. Além disso, foram incluídas orientações e apontamentos sobre as técnicas fotográficas utilizadas.

Exposição Grupo Olhos de Lata, Pelotas, 2012

Exposição Grupo Olhos de Lata, Pelotas, 2012

SOBRE O GRUPO

O Grupo Olhos de Lata formou-se em 2010, através da união das alunas, Graziele Gomes, Juliana Charnaud, ambas acadêmicas do Curso de Artes Visuais/Bacharelado, e Luísa Planella, acadêmica do Curso de Artes  Visuais/Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas. A partir do interesse na pesquisa sobre a fotografia, o Grupo sentiu a necessidade de investigar, promover palestras, cursos, oficinas e discussões, objetivando expandir o conhecimento constituído por meio das pesquisas acerca da fotografia e suas possibilidades de expressão. Direcionando ações educativas ao público em geral – crianças, jovens adultos e idosos – abarcando principalmente pessoas pertencentes a camadas sociais desfavorecidas, contribuindo com o desenvolvimento de um novo olhar sobre as imagens que hoje se apresentam de forma predominante. O Grupo atua de maneira itinerante, realizando seus projetos em diversos locais como universidades, escolas, eventos, programações culturais, especialmente em locais públicos no quais é possível atingir indivíduos de várias áreas da cidade de Pelotas e arredores.
SOBRE A IMAGEM FOTOGRÁFICA
Pode-se dizer que a imagem fotográfica tem a potencialidade de comunicar visualmente um lugar, uma pessoa, uma situação ou uma história. A fotografia é um dos meios mais explorados  e difundidos na contemporaneidade. A imagem hoje possui uma importância que cada vez mais se fortifica através da mídia, atingindo e influenciando a cultura e grande parte da população. Por esta, entre outras razões, que o Grupo Olhos de Lata promove discussões acerca da obtenção de imagens e sobre as imagens em si, abrindo possibilidades para a formação de leitores críticos perante a predominância das imagens que atualmente constituem o cenário do que se denomina cultura visual.
Desta forma, o Grupo por meio de projetos de ensino, intensamente relacionados a produção artística, contextualiza através de teorias e de práticas, ações que se espelham na conjunção histórica e cultural e partem de diversas técnicas, como a fotografia com câmara obscura (pinhole ou fotografia com lata); a fotografia digital (técnicas como o Light Painting) e outros meios alternativos que abarcam a significativa importância que a arte possui para a formação do indivíduo perante a vida.
Anúncios