I , i-i , i^i (torre, ponte e casa) de Jorge Soledar

Jorge Soledar, artista nascido no Rio Grande do Sul, e que vive  no Rio de Janeiro, apresenta a exposição “Torre, ponte, casa” no CafeConverso, espaço do Ponto de Cultura Artestação, a partir de 17 de agosto.

Este trabalho foi comissionado pela Companhia de Dança de Caxias do Sul entre 2010 e 2011, e contou com a colaboração dos bailarinos, da coreógrafa Dagmar Dornelles e da diretora da Cia. Cristina Nora Calcagnotto.

Casa, fotografia digital (detalhe), 2010

SOBRE O PROJETO

I , i-i , i^i

(torre, ponte e casa)
(2010)

Como síntese propositiva, este trabalho apresenta uma série de simulações esquemáticas mediante sustentações físicas na tentativa da construção de 3 figuras formais/ideais: I, i-i, i^i. Em termos expositivos, considera-se a parede como área de apresentação fotográfica na galeria, a fim de sugerir uma espécie de amostra “tipológica/tipográfica” destas tentativas retratadas pela câmera e pós-produção digital, formando de 3 conjuntos de fotos, respectivamente,

torre (I), casa (i^i) e ponte (I-I).

conjunto 1, 2010

conjunto 2, 2010

SOBRE O ARTISTA

(Jorge Soledar. Porto Alegre, 1979. Vive e trabalha no Rio de Janeiro)
Mestre em artes visuais pela EBA/UFRJ (2012). Bacharel com ênfase na história, teoria e crítica da arte pelo IA/UFRGS (2008). Pesquisador‐colaborador no curso de Dança UFRJ. Premiado pelo canal franco‐alemão Arte‐Creative com a série “Próteses Afetivas” (2011), destaque na Bolsa Iberê Camargo edição 2009‐10. Participa do Rumos das Artes do Itaú Cultural (2008‐9). Convidado pela VI Bienal do Mercosul para o projeto “Diálogos” com Steve Roden (USA). Desde 2003, realiza individuais e coletivas, destacando‐se solos no MAC/PR (2005), Galeria Lunara (2007) e Porão do Paço de Porto Alegre (2009). Tem escritos publicados nas revistas Investigação 11, Valise e Tatuí.

http://cargocollective.com/soledar/