Exposição “Apagaram tudo [restaram novelos de lã]” no Sobrado dos Azulejos

O Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen apresenta, a partir do dia 28 de novembro, no Sobrado dos Azulejos, a exposição Apagaram tudo [restaram novelos de lã], de Beatriz Rodrigues. Esta mostra traz uma série de 15 imagens fotográficas que resultam de um percurso no interior da antiga Fábrica Rheingantz.

.

Convite exposição apagaram tudo [restaram novelos de lã] - FINAL

.

Cartografando vazios e silêncios daquele espaço onde reverberam muitas memórias da construção histórica da cidade de Rio Grande, as imagens apresentam o estágio de arruinamento deste complexo industrial, que foi passando por um processo de decadência e abandono ao longo das últimas décadas.

Este complexo industrial, patrimônio cultural tombado pelo Estado do Rio Grande do Sul (Portaria 38/2012), recentemente veio à leilão, sendo comprado por uma empresa de construção civil, com a promessa de construir loteamentos.

Configurando uma experiência singular com aquele espaço em estado avançado de arruinamento e apropriação da natureza sobre a matéria, as imagens, capturadas em negativo colorido 35mm e reveladas muitos anos após a captura, reconfiguram a experiência daquela tarde de 2007, em que nos teares ainda se encontravam restos de lã.

Beatriz Rodrigues tem formação acadêmica em Filosofia e História, e iniciou sua relação com a fotografia em 2004, quando fez parte de um grupo de pesquisa que se propunha a pensar a fotografia como fonte para os historiadores. A partir das saídas de campo que eram feitas com o grupo, começou a documentar o estágio de abandono do patrimônio edificado da cidade de Rio Grande/RS.

Participou de diversas exposições (coletivas e individuais), em diferentes cidades do Rio Grande do Sul e mesmo internacionalmente, com os finalistas no projeto Planète Femmes, em que foi selecionada com duas imagens de seu trabalho Mais além do fim do mar (ArtEstação, Rio Grande/RS, 2014).

Trabalha como fotógrafa e artista visual desde 2012, desenvolvendo projetos autorais em fotografia e atuando em projetos parceiros através de seu atelier de pesquisa e produção Murmúrios Azuis (murmurios-azuis.blogspot.com.br).

Esta exposição faz parte da programação cultural promovida pelo V Festival Rio Grande Photofluxo, que é uma coRealização de Ponto de Cultura ArtEstação e Murmúrios Azuis; o Patrocínio da Superintendência do Porto do Rio Grande, do SINDISPREV e do SINTERG; em Parceria com a Secretaria de Município da Cultura; e com o Apoio cultural da Secretaria de Município da Educação, do curso de Artes Visuais da FURG, do Bar e Restaurante Larus, do Restaurante e pastelaria Mattos e do Mercado da Estação.

.

SERVIÇO

Exposição “Apagaram tudo [restaram novelos de lã]”, de Beatriz Rodrigues (Programação do V Festival Rio Grande Photofluxo)

Local: Sobrado dos Azulejos (R. Marechal Floriano, nº 103 – esquina Francisco Marques)

Visitações: de 28 de novembro a 19 de dezembro

Horários: das 13h às 18h30 (Expediente da Secretaria de Município da Educação)

.

10348385_599608850168912_6421803243511500809_n

.Beatriz Rodrigues e a equipe do Centro Municipal de Cultura, coordenada por Janice Hias, na montagem da exposição “Apagaram tudo [restaram novelos de lã]”, em cartaz no Sobrado dos Azulejos

.

Confira algumas imagens da exposição!

Fotografias por Beatriz Rodrigues | Murmúrios Azuis

.

DSC_0582

.

DSC_0588

.

DSC_0594 copy

.

DSC_0599

.

DSC_0604Janice Hias, coordenadora do Centro Municipal de Cultura, e a artista Beatriz Rodrigues, na data da abertura da exposição

.